Humaitá 852

Local:

Maringá - PR
 

Área:

459,01 m²
 

Tipo:

Comercial
 

Equipe:

Paulo Bertelli 
Renato Bomfim
Thais Magalhães

 

Colaboradores:

Katiúcia Ramos

Rafaella Bertolini
 

Ano do projeto:

2019

A avenida Humaitá é um importante eixo da cidade de Maringá-PR, ela tem se destacado por apresentar uma diversidade de uso do solo com construções de comércio, serviços, escolas, residencial e de lazer (clube, bares e restaurantes). Fomos convidados a desenvolver um empreendimento de salas comerciais num lote de 630m² inserido neste contexto de incrível vitalidade urbana.

 

Fugindo das soluções convencionais (único barracão que ocupa todo o terreno) entendemos que era oportuno uma continuidade do passeio do pedestre para o espaço do empreendimento através de uma rua que interliga as unidades comerciais, dessa maneira não existe uma interferência ou um limite do que é público e do que é privado.

 

As unidades comerciais foram dispostas tirando partido do próprio desenho do terreno e da rua interna. É uma volumetria pura, que busca a permeabilidade visual. No vazio entre os volumes tem-se uma pequena praça com um banco e paisagismo, um gesto generoso para os futuros usuários.

 

O programa é de um pouco mais de 450m² de área construída, sendo o bloco A e B com 100m² cada; o Bloco C, com 250m² entre o térreo e mezanino, cuja estrutura conta com uma viga protendida que vence um vão de 14m, trazendo a planta livre e flexibilização de layout. Um box de apoio com banheiro de serviço e área técnica.

 

Adotamos um método construtivo simples - estrutura de concreto para pilares e vigas com alvenaria nas vedações e cobertura metálica. Infraestruturas individuais a fim de um melhor controle dos futuros inquilinos. Chegamos a desenvolver um manual de comunicação visual para o empreendimento preservando as características adotadas na arquitetura.

 

O Humaitá 852 é uma ação singela, que vai na contracorrente, uma arquitetura essencial que se impõe pela medida do necessário.

logo-mbbr.png
whatsapp (2).png